4 Replies Latest reply on Dec 28, 2015 5:06 PM by samucass

Memoria x Motherboard

samucass

Olá pessoal, boa noite...

Estou com um pequeno problema, e não sei como me sair deste.

Quando montei meu pc em setembro/2013, este nunca conseguiu iniciar, abrir o windows normalmente. Tela preta com aquela contagem regressiva, janela de diagnóstico, tudo mais. Durante quase dois meses não obtive sucesso. Realizei uma viagem e guardei o pc. Agora em setembro/2015 voltei a ligá-lo. Fiz limpeza minuciosa, organizei tudo. O problema persiste. Resolvi mexer com os pentes de memória. Tirei um, pus outro. Tirei outro, pus um... Resultado: Percebi que o pc só inicia normalmente com apenas um pente de ram. (intel dh61crbr) x (MARKVISION, 2GB, DDR3-1333MHz-CL9///BMD3204BM1333C9-1324) Dual Channel ddr3.

Quem de vocês poderia me ajudar nessa enrascada?

Contando com a vossa colaboração, desde já agradeço.

Abraço,

samucass.

• 1. Re: Memoria x Motherboard
          N.Scott.Pearson

I am not sure I am understanding what you are saying. When you power on, what does it do? What does it not do? When you do a reboot, does it act differently?

When Windows is attempting to start, you say that you are getting a window with a countdown. Does this window say that the previous attempt to boot Windows had failed?

If you select to do a normal boot from the menu in this window, is everything ok (i.e. Windows runs properly)? If you tell Windows to shutdown and restart, does the same failure window appear? Or does it only occur when you are powering on the system?

What is the specification for the DIMM that you removed? Is it the same type and specification as the one that is working?

If you take the DIMM that is working and you move it to the other DIMM socket, does the system boot up ok or does it fail? Does it beep three times?

• 2. Re: Memoria x Motherboard
            samucass

Olá Scott...

Muito boa noite!

Os dois soquetes de memória estão bons, pois tanto em um como no outro, o pc inicia normalmente, desde que seja colocado apenas um pente de memória, colocando os dois pentes, não inicia.

Não dá bip em nenhuma situação.

As duas memórias estão boas, pois eu alterno de um para outro e funciona bem.

Por enquanto, estou usando um pen drive de 4GB como memória virtual. O pc está funcionando normalmente com o dimm e o pen drive, mas preciso descobrir o que há entre as memórias e a placa mãe.

Não sei se dará para entender algo dessas fotos.

Depois do processo indicado pela última foto, o pc inicia - estando com as duas memórias.

Espero ter respondido suas perguntas.

Repito... com apenas uma memória, não tem problema de inicialização.

Abraço,

samucass.

Resultado de imagem para janela de correção de erros win 7

Resultado de imagem para tela de windows não abre

Resultado de imagem para janela de correção de erros win 7

Resultado de imagem para tela de windows não abre

• 3. Re: Memoria x Motherboard
              N.Scott.Pearson

I don't have enough information to make a complete determination (I could not find the specification for your DIMMs), but I can hazard a guess. If both DIMMs work when used individually and both DIMM sockets work if used individually, it is usually an indication that there is an incompatibility issue that is exposed when both DIMMs are used simultaneously.

The most common cause for this issue is the design of the DIMMs (i.e. the organization of the memory). There are many compatibility issues with DIMMs that are organized x16. In the past, I have only seen this issue affect systems with four DIMM sockets (in these cases, only two DIMMs can be used; attempting to use four will fail); I have never seen it occur with boards having only two DIMM Sockets. Still, it is a significant possibility.

My suggestion is to test the system with other DIMMs. See if there is someone who has DIMMs that you could borrow to see if they will work in your PC. Many computer repair stores will allow you to bring your PC into their store and they will test it with other DIMMs while you wait.

Here is a web page that lists the memory that has been tested with your board: System Memory for DH61CR.

Hope this helps,

...Scott

• 4. Re: Memoria x Motherboard
                samucass

Olá Scott, muito boa noite...

De certa forma, você tem ajudado bastante, não está tendo o peixe pra dar, mas está ensinando a pescar! Isto já é bom demais.

Vou seguir sua sugestão (nem havia pensado tal) de testar com dimm's diferentes, enquanto busco outras opções.

Pegarei emprestado com o técnico de ti na empresa onde trabalho, inclusive ele nem tem ideia do que pode ser, mas agente vai buscar.

Abraço,

samucass.